“Toda atividade espiritual, através do pensamento, gera efeitos magnéticos. As pessoas cujas mentes estão ajustadas às situações comuns da vida, mesmo as que possuem alguma sensibilidade mediúnica, geram campos magnéticos menores, uma vez que impera uma certa harmonia em suas vibrações. Por outro lado, Espíritos que estão em condições mais extraordinárias (ou menos comuns), como os Espíritos Superiores quando reencarnam, ou Espíritos que estão passando por processos expiatórios mais graves, apresentam um campo magnético com características distintas, com certa descompensação, que gera condições mediúnicas variáveis.
Vale a pena frisar, que podemos modificar eventualmente nosso próprio campo magnético através da atividade espiritual, ou exercício da vontade, como ocorre via de regra no estado de prece, ou durante os passes magnéticos, para citar dois exemplos.
Todos nós apresentamos um campo magnético próprio, particular. A natureza deste campo magnético é essencialmente física e, tal como a faculdade mediúnica, é independente da condição moral do indivíduo. Mas, ainda como a mediunidade, a utilização deste campo magnético, a expressar-se no tipo de influência que recebemos ou exercemos sobre as outras pessoas, está profundamente associado à condição moral. É por isto que encontramos tanto Espíritos de elevada hierarquia espiritual quanto Espíritos inferiores, mas intelectualizados, exercendo sua influência poderosa sobre grandes massas humanas.
Podemos entender a expressão descompensação vibratória, usada por André Luiz, no livro “Mecanismos da Mediunidade”, no Cap. 8, como a falta de harmonia do Espírito em relação às experiências comuns relacionadas aos planos físicos. Isto ocorre com Espíritos de esferas Superiores, cujo perispírito já está em outra faixa vibratória, e que por missão reencarnam na Terra. Essa diferença de vibrações faz que seja necessário um relativo ajuste para que a matéria física, o corpo, possa suportar a carga vibratória destes Espíritos.
Principalmente como encarnados,
a descompensação nestes Espíritos é grande, e gera efeitos magnéticos
peculiares, tanto no sentido de atração, quanto no de repulsão. Assim vemos almas
missionárias que arrastaram multidões e cuja presença, por si só, já influenciava
as pessoas positivamente, ao mesmo tempo que geravam cargas de antipatia e
mesmo ódio em muitas outras. De certa forma, esta descompensação está presente
também em Espíritos que passam por processos expiatórios mais sérios, muitas
vezes reencarnados depois de décadas ou séculos nos planos espirituais
inferiores, e cujo períspirito precisa gradativamente se ajustar às vibrações
da matéria física, uma vez que possuem vibrações mais grosseiras que a própria
vibração da matéria.”
CVDEE – Centro Virtual de Divulgação e
Estudo do Espiritismo.
Cap. 8 - Mecanismos da Mediunidade - André Luiz/ Francisco C. Xavier.

Nenhum comentário:
Postar um comentário